Após decisão do STF, valores decorrentes de direito de família, como pensão alimentícia, não são mais tributados, devendo, portanto, ser declarados como valores não-tributáveis no imposto de renda.
Receita Federal esclarece que os valores recebidos de pensão alimentícia não são mais tributados pelo imposto de renda. A decisão do STF de afastar a incidência do imposto sobre esses valores, decorrentes do direito de família, foi publicada no dia 23 de agosto, na ADI n° 5422.
Quem nos 5 últimos anos (de 2018 a 2022) apresentou declaração, incluindo esse valor como um rendimento tributável, pode retificar a declaração e fazer o acerto.
A declaração retificadora, referente ao ano de exercício do recolhimento ou retenção indevidos, pode ser enviada por meio do Programa Gerador da Declaração, no Portal e-CAC, ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Para isso, basta informar o número do recibo de entrega da declaração que será retificada e manter o modelo de dedução escolhido no envio da declaração.
–
#Pensão #PensãoAlimentícia #Saldo #Finanças #Casamento #União #DireitosDaFamília #Advocacia #DireitoProcessual #Família
3 thoughts on “Restituição de Imposto de Renda sob pensão alimentícia”
Great line up. We will be linking to this great article on our site. Keep up the good writing.
Valuable information. Fortunate me I discovered your website by accident, and I’m shocked why this twist of fate did not came about in advance! I bookmarked it.
You got a very superb website, Gladiola I detected it through yahoo.